Dicas para pilotar sua moto com segurança
  • Subscribe by RSS.

Jaquetas, calças ou macacões

Quem é motociclista sabe que é em um tombo que um bom equipamento se paga. Por essa razão é tão importante usar roupas de proteção para motociclistas de boa qualidade e eficazes nas possíveis situações de risco. Mas como escolher a roupa certa, sabendo que existe uma diversidade de opções para todos os tipos e tamanhos de corpo, bolsos e gostos?

Para ter uma excelente proteção, opte por roupas feitas com couro – o material mais tradicional na confecção de roupas para motociclista, e o mais indicado para longas viagens – ou de cordura, tecido parecido com o nylon, porém mais resistente e maleável, por isso muito apropriado para o desenvolvimento de roupas e acessórios para uso em motos no dia a dia.

Além da escolha do material, é importante observar os tipos dos protetores de ombros, cotovelos e joelhos (formato, material, espessura), o tipo dos fechos dos pulsos, canela, cintura e da gola (zíper, botão, velcro), a qualidade da forração interna (se existe, se é para inverno ou verão, de qual material é feita), se tem bolsos (quantos e qual a posição deles) e se há forma de unir a calça à jaqueta (e vice-versa), formando um macacão.

Existem modelos de jaquetas e calças para todos os gostos e bolsos. As jaquetas mais simples podem receber as proteções de forma embutida ou você pode vesti-las por baixo. Uma dica importante para quando for comprar sua jaqueta, e ela vier a ser usada por cima da camisa e das proteções, é comprar sempre um número um pouco maior para não prejudicar seus movimentos. Esse cuidado não é necessário para quem usa jaquetas ou calças que já vêm com proteção embutida.

Dentre todos os tipos de tecido, o couro ainda é o mais resistente. E quanto mais velho, melhor. um tipo de couro bastante recomendado. é o de caprinos. No Nordeste, ele vem de bodes e cabras. São couros mais finos e, por incrível que pareça, são bem mais resistentes e flexíveis que os couros de boi. Os preços são equivalentes em relação à qualidade. O couro, pela sua resistência, é o tecido usado pelos pilotos de motovelocidade. Portanto, se você deseja proteção e estilo a um preço suportável, além de uma durabilidade de décadas, o couro ainda é a melhor opção.

Compartilhe: